Por iHUB 05 de agosto 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Em formato híbrido, a Expert XP apresentou um vislumbre do futuro para os participantes

Nos últimos dias 3 e 4 de agosto, aconteceu em São Paulo, o maior festival de investimentos do mundo. O evento contou com público presencial estimado em mais de 30 mil pessoas. O Expert XP 2022 também foi transmitido de forma gratuita através de sua plataforma, chegando a uma audiência de mais de 1 milhão de computadores conectados. 

Foram mais de 35 horas de conteúdo com palestrantes renomados e mentes brilhantes do Brasil e do mundo. Nomes como Theresa May, Ronaldo Fenômeno, Paulo Guedes, Howard Marks, Serena Williams, subiram nos palcos do evento.

Desde a criação do evento, em 2011, o objetivo maior da Expert é “transformar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira”. Na edição deste ano, diferentes temas foram abordados como investimento, empreendedorismo, tecnologia, ESG e inovação.

O futuro se apresentou de diversas formas no evento. Seja político e econômico para o Brasil ou o que esperar dos próximos séculos no mundo. A era vindoura financeira, tecnológica, política e organizacional se apresentou nos dois dias de palestras. 

Brasil, o país do Futuro?

Na abertura do Evento, no Painel “Transformando o Futuro do Brasil”, com empresários de renome, Guilherme Benchimol disse “Quem faz o Brasil acontecer são os empreendedores”. Ressaltando a importância de um bom ambiente de negócios para o desenvolvimento de uma nação.

Já Alberto Sicupira, um dos donos da Ambev, respondeu a pergunta: “O que falta para o futuro do Brasil chegar?” Com a seguinte resposta: “A gente não tem oportunidades iguais para todo mundo. A capacidade de aproveitar as oportunidades vem da educação. Precisamos de acesso à educação para ser o país do futuro”.

Como ter sucesso investindo a longo prazo?

Howard Marks é considerado um dos maiores Gestores de todos os tempos, em conversa com Fernando Ferreira, estrategista chefe da XP e Jennie Li estrategista da XP, Howard citou que mais importante que comprar bons ativos é comprá-los bem! Em uma clara referência de que preço importa muito, o assunto é investimento a longo prazo.

Outra forma de ter sucesso investindo é aprender mais sobre o tema. Faça o seu cadastro na plataforma iHUB Lounge e veja os nossos cursos exclusivos. O cadastro é gratuito aqui.

Brasil deve crescer mais que as economias desenvolvidas, segundo Paulo Guedes

Inflação e desemprego estão caindo no Brasil e a perspectiva de crescimento vem sistematicamente sendo revista para cima. Além disso, o país vem apresentando Superávits fiscais e deve fechar no azul em 2022, coisa que não acontecia há quase 10 anos.

Com os preços das matérias primas em alta e o Brasil sendo um celeiro mundial, a inflação global pode vir a não ser um problema e talvez até mesmo pode ajudar a balança comercial e a arrecadação da união.

Leia também: Como a inflação afeta os meus investimentos?

“Não teremos um pouso suave”, afirma ex-secretário do tesouro americano

Lawrence Summers, acadêmico e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos (cargo equivalente ao nosso Ministro da Economia), começou sua participação na Expert XP 2022 com uma mensagem clara: o mundo dos investimentos deve ser para todos, não apenas para partes da sociedade; a democratização financeira é chave para o desenvolvimento econômico.

Além disso, Summers defendeu que a economia norte-americana deve passar por uma recessão nos próximos 18 meses, fazendo uma analogia com um paciente que enfrenta uma grave infecção no momento.

“Investidores enxergam menor risco e maior rentabilidade em empresas com foco em ESG”

Para Cristiana Andriotti, CEO da Ambipar Enviromental, o debate sobre quão avançadas as empresas estão nos temas ESG está mais avançado em investidores internacionais, principalmente europeus, mas a agenda está avançando entre os investidores brasileiros. 

O painel também contou com a presença de Thiany Assad, Diretora de Comunicação Corporativa e ESG da Vulcabrás, e Marcela Rocha, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da JBS.

Brasil: complexo e sofisticado o bastante para promover soluções para a indústria ‘green’

O papel do órgão regulador é ser um facilitador na adoção de soluções para que o mercado de finanças sustentáveis se desenvolva. Essa foi a conclusão do painel “A importância da regulação no avanço da agenda ESG”, com a presença do Claudio Maes, Gerente de Desenvolvimento de Normas da CVM, José Chedeak, Diretor de Normas e Orientação Técnica na Previc, e Ricardo Harris, Chefe de gabinete do Diretor de Regulação do Bacen.

“Trabalhar duro e nunca desistir. Nunca”: a dica de Serena Williams para vencer

Apenas 2% do dinheiro de venture capital (VC) era destinado a empresas detidas por mulheres. Para a maior tenista do mundo e investidora Serena Williams, “a única forma de mudar a estatística era mulheres como eu investindo”, disse ela que, àquela época, já havia criado a Serena Ventures, sua empresa de VC. Hoje, seu portfólio conta com 68% de empresas de mulheres e/ou pessoas negras. 

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Expert XP.