Qual seu perfil de investidor?
Descubra as melhores opções de investimentos para o seu estilo
Se você quer começar a investir, o primeiro passo é descobrir o seu perfil de investidor. Assim, com base nos seus objetivos e os riscos que está disposto a correr, o consultor de investimentos (colocar link do texto sobre a profissão de consultor de investimentos) poderá te ajudar nesse caminho para descobrir e selecionar as melhores opções de investimentos para a sua carteira.
A análise do perfil de investidor é conhecida como “suitability”, que identifica suas expectativas e a predileção em relação aos investimentos. São realizadas três perguntas básicas:
- Quanto deseja investir?
- Por qual período?
- O que você conhece sobre o mercado financeiro?
Veja o glossário do investidor e entenda todos os termos do mercado financeiro
O profissional em investimentos e sócio fundador da iHUB Investimentos – escritório afiliado à XP Investimentos – Paulo Cunha, explica a diferença entre os sete tipos de perfil investidor.
- Precavida (conservador):
Esse perfil de investidor precavido é destinado para aquela pessoa que possui menor tolerância às oscilações dos preços dos ativos, devido a busca de maior segurança possível, porém, aceita ter uma rentabilidade.
É recomendado ter 100% dos investimentos em títulos pós fixados.
- Defensiva (conservador/moderado)
As pessoas que se encaixam nesse perfil querem buscar ganhos a longo prazo, mas tem como objetivo se defender de perdas acentuadas.
As divisões recomendadas para a carteira desse perfil de investidor é aplicar o dinheiro em 52% de títulos pós fixados, 25% em multimercado, 6% em renda variável e renda variável global e o 5% em prefixado e inflação e 2% em renda fixa global.
- Cauteloso (moderado)
Reconhecer a necessidade de investir melhor o seu patrimônio é uma das principais características do perfil de investidor cauteloso, mas não quer acrescentar novas preocupações em sua vida. Com isso, ele busca pelo retorno mínimo que o seu patrimônio merece, além de possuir horizontes de investimentos curtos.
A carteira recomendada para o perfil cauteloso é: 82,50% pós fixado, 10% em multimercado, 5% em inflação, 1,50% em renda fixa global e 1% em prefixado.
- Estrategista (moderado)
O perfil de investidor estrategista ocupou o lugar do perfil moderado, além disso, é pensado para o investidor que sempre está aberto as melhores oportunidades e não vê problema em correr riscos, mas que sejam calculados.
Especialistas em investimentos indicam a divisão da seguinte maneira: 29% pós fixado, 28,50% multimercado, 15% renda variável, 12% renda variável global, 7,50% em inflação, 5% prefixado e 3% renda fixa global.
- Visionária (moderado/agressivo):
Esse perfil de investidor enxerga além dos números apresentados pelo mercado que as telas mostram no curto prazo, a ambição de ganhos a longo prazo é uma característica marcante do perfil visionário.
A carteira de investimentos recomendada é: 28% em multimercado, 25% em renda variável, 16% em renda variável global, 13% em pós fixado, 10% inflação, 5% prefixado, 3% renda fixa global.
- Energética (agressivo):
O investidor que se encaixa nesse perfil tem grande energia e disposição para encarrar seus investimentos, mas as incertezas fazem parte do seu dia a dia, frisando sempre em ganhos significantes no longo prazo.
A concentração de investimentos recomendada é: 35% em renda variável, 25% multimercado, 21% renda variável global, 10% inflação, 5% prefixado, 3% em renda variável e 1% pós fixado.
- Destemida (agressivo):
O perfil de investidor destemido é destinado para clientes que estão no primeiro lugar do ranking do tipo agressivo. A renda variável é responsável por 75% do portfólio, 15% renda variável global, 7,50% inflação e 2,50% de multimercado, são opções recomendadas para totalizar 100% do portfólio.
Ficou na dúvida em qual perfil de investidor você se encaixa? Entre em contato pelo formulário abaixo: