Por iHUB 15 de outubro 2021
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Investimento consiste em títulos de dívidas

Se você está buscando investir em renda fixa, precisa saber o que são debêntures. Essa pode ser uma boa opção para fazer seu dinheiro render de forma segura e eficaz.

Afinal, então, o que são debêntures? São títulos de dívidas. Mas calma, isso significa que uma empresa que está precisando de dinheiro é que abre essa opção para que as pessoas façam um “empréstimo”.

Assim, quando você opta pelas debêntures, você empresta seu dinheiro para uma empresa pagar uma dívida ou mesmo investir em um projeto. No final, você recebe tudo de volta e com juros.

Mas por que as empresas fazem isso? A resposta é simples, os empréstimos disponíveis em bancos geralmente têm custos mais altos. Com isso, as debêntures podem ser vantajosas para ambas as partes.

Porém, antes de começar a investir, é preciso conhecer alguns conceitos sobre esse tipo de investimento. Confira:

O que são debêntures pré-fixadas?

Com as debêntures pré-fixadas, é possível saber qual é a taxa de juros anual do investimento. Você recebe esta informação quando compra o título. Portanto, é possível saber o retorno exato que você terá no vencimento, antes de investir.

O que são debêntures pós-fixadas?

Por sua vez, há a opção de adquirir debêntures pós-fixadas. Assim, a taxa de rentabilidade pode estar atrelada a um índice como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou a Taxa Selic. Neste caso, você pode acompanhar a variação para saber quanto você vai receber no final.

Conheça 7 investimentos que podem substituir a poupança

O que são debêntures híbridas?

Também é possível juntar as duas opções. Neste caso, para uma parte do investimento, já é definido o percentual de juros de retorno. Já a outra é vinculada a algum índice, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Tipos de debêntures

Agora que você já sabe o que são debêntures, é hora de ir um pouco mais fundo e entender os tipos disponíveis. Em suma, você pode optar por debêntures conversíveis, simples, permutáveis ou incentivadas.

Separamos para você uma definição básica de cada uma:

Conversíveis: Neste tipo de debênture, o investidor tem a opção de transformar o crédito que ele tem para receber em ações da empresa. Entretanto, o credor é quem escolhe se quer ou não aceitar essa troca.

Simples: Por sua vez, as debêntures simples são o tipo mais comum. Isso significa que elas não podem ser convertidas em ativos ou ações. Além disso, elas têm o rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido, com o pagamento de juros. Neste caso, o prazo mínimo é de um ano.

Permutáveis: Outra opção é trocar o título por ações de uma empresa que não seja a mesma emissora da dívida. Em geral, as condições vêm em detalhes na escritura de emissão do papel.

Incentivadas: Por fim, as debêntures incentivadas têm isenção fiscal. Assim, o investidor não paga Imposto de Renda sobre o valor da rentabilidade. São exemplos desse tipo de debênture projetos de infraestrutura, como melhoria de rodovias, logística ou saneamento básico.

Riscos

Para investir em debêntures, é preciso ficar alerta aos riscos. Esse tipo de investimento não possui garantias do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Portanto, é uma opção menos segura do que um CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo.

Assim, o risco de crédito é uma das desvantagens de uma debênture. Então, o investidor deve confirmar as informações sobre a empresa emissora e com relação ao título. Uma empresa que passa por um período ruim pode oferecer melhor retorno, mas o risco de calote é maior.

Outro ponto é que a empresa pode estar envolvida em uma intervenção, pedido de falência ou um processo de insolvência. Desta maneira, para reduzir os riscos, é preciso prestar atenção às agências que traçam o perfil das debêntures, mostrando a segurança das companhias.

Afinal, como investir em debêntures?

Após entender o que são debêntures e as principais opções, você deve escolher qual é a melhor para o seu perfil. Em seguida, basta abrir uma conta em uma corretora de valores e começar a investir. Simples assim!

Se você tem alguma dúvida ou já tomou sua decisão, pode falar com nossa equipe, que vai te auxiliar com os próximos passos. Preencha o formulário abaixo que um de nossos assessores vai entrar em contato com você!