Por iHUB 01 de fevereiro 2022
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Separamos todos os detalhes sobre o mercado financeiro para você que já investe ou quer começar a investir

Você já investe ou quer começar a investir em 2022? Então, você precisa saber como funciona o mercado financeiro e cada segmento.

Mas, não se preocupe, pois você veio ao lugar certo. Aqui, vamos detalhar a organização, fiscalização e prestação de serviço do mercado financeiro.

Além disso, você vai conhecer um pouco mais sobre a estrutura do chamado SFN (Sistema Financeiro Nacional). Afinal, para investir é preciso conhecer as regras e o funcionamento do mercado.

Qual é a estrutura do mercado financeiro?

Em primeiro lugar, vamos detalhar como é a estrutura do mercado financeiro. Ao todo, o SFN atua em quatro mercados: monetário, de capitais, de crédito e de câmbio.

Se você conhece cada uma dessas estruturas, já fica fácil entender todo o resto do sistema. Portanto, vamos começar pelo significado de cada mercado.

Quer ter acesso a materiais gratuitos para entender mais como funciona o mercado financeiro? Se inscreva em nossa área VIP, temos conteúdos gratuitos para disponibilizar a você! 

Mercado monetário

Quando se fala em mercado monetário, em resumo, quer dizer a liquidez do sistema financeiro. Ou seja, todo o dinheiro em circulação no país.

No caso do Brasil, é o Banco Central o responsável por executar a política monetária. Na prática, a instituição define taxas de juros e coordena a moeda que está em circulação, que hoje é o Real.

Por exemplo, quando tem muito dinheiro circulando, o Banco Central enxuga a liquidez do mercado. Assim, uma das decisões tomadas pode ser vender títulos públicos ou aumentar a taxa de juros.

Nestas decisões é que os investidores devem prestar atenção. Isso porque quando estas variações ocorrem ou estão perto de ocorrer, seus rendimentos podem ser maiores ou menores.

Mercado de capitais

Por sua vez, o mercado de capitais inclui as operações da Bolsa de Valores. Então, o termo serve para quando falamos de ações, títulos e debêntures, por exemplo.

Leia também: Como investir na bolsa de valores?

Neste caso, a importância do mercado de capitais é ser o elo entre as empresas e os investidores. Assim, quando você quer ter opções de renda variável, procura empresas que estão buscando captar recursos no mercado de capitais.

Mercado de crédito

Além de investir seu dinheiro, ou seja, emprestar para o governo ou para o banco, você também pode obter empréstimos. É para isso que é utilizado o mercado de crédito.

Desta forma, quando empresas e pessoas físicas precisam de algum recurso financeiro, vão buscar no mercado de crédito. No país, o Banco Central é o responsável por fiscalizar todas as operações.

Mercado de câmbio

Por fim, como o próprio nome diz, o mercado de câmbio é responsável por movimentar as moedas estrangeiras que entram e saem do país. Assim, exportações, importações e transações fazem parte deste mercado.

Afinal, por que entender a estrutura do mercado financeiro?

Dentro do SFN, todos os mercados listados acima estão ligados. Então, quando um investidor opera na bolsa, por exemplo, o mercado de câmbio ou de crédito pode influenciar.

Não só você precisa conhecer o mercado financeiro para investir, como precisa saber as tendências de cada segmento. Com isso, suas chances de obter maiores ganhos aumentam.

Caso você queira entender um pouco mais sobre o SFN ou os segmentos do mercado financeiro, pode contar com o nosso time, que está pronto para te atender, é só preencher o formulário abaixo.