Ibovespa tem leve alta antes da Super Quarta do COPOM
Na última semana, o Ibovespa apresentou uma leve alta, apoiado pela valorização dos mercados em Wall Street. Contudo, os ganhos foram limitados pela cautela em relação às decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, que acontecerão durante a chamada Super Quarta.
Nos Estados Unidos, os mercados foram impulsionados por dados de inflação acima do esperado, liderados principalmente pelas empresas de tecnologia. Além disso, o cenário político ganhou atenção com o debate entre Trump e Harris, no qual a candidata ampliou sua vantagem nas pesquisas de intenção de voto.
Leia também: Ainda vale investir na bolsa?
Indicadores da Semana
- 🇧🇷 Ibovespa: +0,2%
- 🇺🇸 S&P 500: +4,00%
- 📈 Nasdaq: +5,94%
- 📈 Dow Jones: +2,60%
- 💵 Dólar: -0,51%
Cenário Macroeconômico
Brasil
O IPCA de agosto registrou uma deflação de 0,02%, abaixo das expectativas do mercado, com alimentos, transportes e habitação contribuindo para a desaceleração. O setor de serviços, por sua vez, cresceu 4,3% em julho, sinalizando recuperação.
EUA
A inflação nos Estados Unidos subiu 0,3% em agosto, superando levemente as expectativas de 0,2%. Os principais fatores para essa alta foram os serviços, o aluguel e o transporte.
Europa
O Banco Central Europeu cortou novamente a taxa de juros, desta vez para 3,65%, justificando a segunda redução consecutiva pela fraqueza da atividade econômica e o controle da inflação.
China
A indústria chinesa cresceu 4,5% em agosto, abaixo da expectativa de 4,7%. O setor de varejo também decepcionou, com uma alta de apenas 2,1%, contra a projeção de 2,5%.
Juros
A curva de juros no Brasil apresentou alta ao longo da semana, refletindo as expectativas em torno da decisão de juros do Copom.
Câmbio
O dólar recuou mais uma vez, impulsionado pelas expectativas de elevação dos juros no Brasil.
Commodities
Os preços do ouro e da prata subiram, em resposta à intensificação do conflito no Oriente Médio, o que também afetou outras commodities metálicas. Já o preço do petróleo teve uma leve alta, após uma semana anterior de grandes quedas.
Renda Fixa
As taxas de renda fixa voltaram a subir, acompanhando o movimento de alta da curva de juros.
Faça o seu cadastro em nossa área logada para ter acesso a conteúdos exclusivos do iHUB Lounge. Clique aqui e faça já o seu cadastro!
Perspectivas para a Semana
Os destaques da semana serão as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, durante a chamada Super Quarta. Adicionalmente, o mercado acompanhará de perto a situação da barragem da Vale em Ouro Preto, que foi elevada para o nível 3 de alerta após trincas serem identificadas.
Nos Estados Unidos, a reação das pesquisas eleitorais segue no radar, especialmente após a prisão de um atirador perto de onde o ex-presidente Trump estava na Flórida. Também merece atenção o desenrolar dos conflitos no Oriente Médio, com o aumento dos ataques de Israel.
Eventos Econômicos da Semana
Brasil
- IGP-10 (17/09)
- Reunião do Copom (18/09)
EUA
- Vendas no Varejo (17/09)
- Produção Industrial (17/09)
- Decisão de Juros do FOMC (18/09)
Europa
- Inflação ao Consumidor (18/09)
- Decisão de Juros na Inglaterra (19/09)
China
- Decisão de Juros (19/09)
Japão
- Decisão de Juros (20/09)