Semana será de menor liquidez para o mercado
Ata do FOMC e dados de payroll norte-americanos são destaques da semana
Na última semana do ano, o Ibovespa operou em alta, assim como algumas bolsas norte-americanas, como a Nasdaq e S&P, em semana com menor liquidez. O destaque da semana será a ata do Federal Reserve sobre a última reunião de 2023, que será divulgada amanhã (03/01).
Nos Estados Unidos, a semana também será pautada pela divulgação dos dados de geração de emprego durante o mês de dezembro de 2023.
O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você entender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
Cenário Local
No Brasil, a semana será de menor liquidez, com dados divulgados pelo Banco Central ao final da semana. Além disso, as ações com maior destaque do ano de 2023 foram: Yduqs (YDUQ3) com alta de 123%, CSN Mineração (CMIN3) com alta de 118%, Ultrapar (UGPA3) em alta de 114% e Petrobras (PETR4) com alta de 94% durante o último ano.
Câmbio e Commodities
O dólar fechou a última semana em alta de cerca de 1%, cotado em R$4,91. O ouro fechou o ano em queda, mas acumulou 13% de alta em 2023. O cobre commodity se destacou negativamente, fechando o ano em queda de 0,87% na Comex, divisão focada em metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
Renda Fixa
Para a renda fixa, a última semana do ano foi de queda por conta de preocupações fiscais manifestadas pelo governo atual e uma semana de menor liquidez.
Leia também: O momento da renda fixa prefixada chegou?
Perspectivas para a semana
Com foco no exterior, na quarta-feira (03/01), o Federal Reserve (FED) divulga a ata da última reunião feita em 2023, na qual manteve a taxa em 5,25% a 5,50%. A próxima reunião do FED será em 31/01.
No Brasil, o Banco Central (BC) irá divulgar as estatísticas de crédito do mês de novembro na próxima quinta (04/01). Além disso, na sexta-feira (05/01), serão divulgados os dados de payroll nos Estados Unidos durante o mês de dezembro de 2023.
Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!