Por iHUB 11 de dezembro 2023
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

O PIB do Brasil subiu 0,1% no 3T23 puxado pelos setores de serviços e consumo; decisão sobre juros é destaque da semana

As decisões de juros movimentarão essa semana com Copom e FED na quarta (13), assim como o Banco Central Europeu na quinta-feira (14). Na última semana, o  Ibovespa encerrou a semana em queda, em um movimento de realização após o rali de novembro.

Na Terra do Tio Sam, os dados sobre vagas criadas apresentaram alta em novembro, com 199 mil vagas, acima dos 180 mil que eram esperados. Além disso, a inflação de salários nos EUA manteve-se em 4% no anualizado.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você entender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Na Europa, as vendas no varejo recuaram 1,2% na comparação anual, um pouco acima da expectativa de -1,1%.

Fonte: Investing

Cenário Local

O PIB do Brasil subiu 0,1% no 3T23, acima das expectativas de -0,2%. Os setores de serviços e consumo puxaram o PIB, enquanto o agro teve contração devido à sazonalidade.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros teve uma pausa na queda, com treasuries parando de recuar também.

Câmbio e Commodities

O Real se manteve praticamente estável, apesar do payroll mais forte do que o esperado.

O barril de petróleo recuou com estoques de gasolina nos EUA subindo bem acima do esperado. O minério de ferro subiu com bons dados da balança comercial chinesa e agrícolas recuaram na maioria.

Leia também: Onde investir seu 13º salário?

Renda Fixa

As taxas de renda fixas tiveram novos recuos com curva de DIs fechando, apesar disso continuam bastante atrativas.

Perspectivas para a semana

A semana terá como o principal evento macro as decisões de juros na Europa e a super quarta (Copom e FOMC) e dados de inflação IPCA e CPI.

Fonte: Investing

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!