Milei é o novo presidente da Argentina
Semana será de menor liquidez devido aos feriados, maior destaque é a divulgação da ata do FED
Nos Estados Unidos, os dados ficaram abaixo do esperado da inflação e trouxeram alívio nos Treasuries. A inflação de outubro subiu 0,1%, abaixo dos 0,2% esperado, enquanto o núcleo ficou em +0,2%. No país, a inflação ao produtor subiu 2,4%, abaixo da expectativa de 2,6%.
Na Europa, a inflação subiu 2,9% em outubro, ante os 3,00% esperados. O núcleo, que exclui alimentos e energia, subiu 4,2%, recuando perante os 4,6%. Na China, a produção industrial subiu 4,6% em outubro, acima dos 4,4% esperado. Por fim, as vendas no varejo do gigante asiático avançaram 7,6% em outubro, melhor do que a expectativa de +7,0%.
O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos como investidor. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
Além disso, Javier Milei é o novo presidente da Argentina. O candidato venceu o segundo turno das eleições com uma diferença de cerca de três milhões de votos em cima do atual ministro da economia, Sergio Massa. Com cerca de 99% das urnas apuradas, Milei aparecia com 55,70% dos votos válidos, contra 44,29% de Massa.
Em sua campanha eleitoral, Milei prometeu abandonar o peso em favor do dólar, fechar o banco central e sair do Mercosul. A Argentina passa pela maior crise econômica de sua história, alcançando valores recordes de inflação, na casa dos 142%. Agora, o presidente eleito já articula seu gabinete de ministros para tentar solucionar os problemas da Argentina.
“A situação da Argentina é crítica, as mudanças são drásticas, não há lugar para o gradualismo, não há lugar para a timidez, não há lugar para meias medidas”, afirmou Milei em seu discurso de vitória na noite de domingo.
Cenário Local
No Brasil, o Ibovespa engatou a quarta semana consecutiva de alta apoiado por bancos, commodities e varejo e com o mercado norte-americano puxando as bolsas pelo mundo.
O setor de serviços recuou 0,3% em setembro, tendo uma queda inesperada, no entanto ainda acumula 4,4% em 12 meses.
Juros
A curva de juros recuou acompanhando o movimento externo dos treasuries norte-americanos.
Câmbio e Commodities
O Real teve leve apreciação perante o dólar com melhora do cenário externo e alívio na curva de juros nos EUA.
O minério de ferro continuou a alta, com dados melhores do que o esperado da China. Enquanto, o barril de petróleo veio em uma recuperação na semana com mais cortes na oferta pela OPEP. Apesar disso, a commodity fechou em campo negativo.
Leia também: Quais os riscos de investir em cripto por meio de corretoras?
Renda Fixa
As taxas das rendas fixas tiveram recuos na semana acompanhando a queda dos juros futuros e a inflação implícita.
Perspectivas para a semana
A semana terá liquidez menor nos mercados com o feriado do dia de ação de graças nos Estados Unidos (23/11). No Brasil, a agenda será esvaziada e nos EUA teremos a ata do FED.
Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!