Dividendos do Bradesco (BBDC4) valem a pena?
Entenda como funciona o pagamento de dividendos de uma das maiores instituições bancárias do país
Uma das ações mais recomendadas para quem busca uma carteira de investimentos com foco em distribuição de proventos é o Bradesco. Contudo, será mesmo que os dividendos do Bradesco fazem sentido para quem visa montar uma carteira para esse fim?
Avaliando o setor bancário, parece uma escolha interessante, ao menos as grandes instituições bancárias são caracterizadas por sua perenidade e lucratividade. Com o Bradesco não é diferente, os dividendos do Bradesco costumam ser recorrentes e com valores interessantes.
Nesse sentido, essa característica está relacionada à concentração financeira e com isso o alto spread bancário praticado por essas instituições no Brasil. Assim, antes mesmo de discutir os números, levantamos as principais informações relacionadas ao negócio do banco e assim entender se realmente a ação do Bradesco é boa escolha para o investidor de dividendos.
Quer ter acesso a relatórios que ajudem a começar a investir? Faça o seu cadastro em nossa plataforma e confira! O cadastro é gratuito clicando aqui.
Sobre o Bradesco
Sendo o segundo maior banco privado do Brasil, estando atrás apenas do Itaú Unibanco, o Bradesco foi fundado em 1943 em Marília, no interior paulista.
Com isso, atualmente possui sede em Osasco e segundo informações do próprio Bradesco, o banco possui mais de 70 milhões de clientes em um universo de quase 3.000 agências e um quadro de mais de 80 mil funcionários.
Com operações físicas em todo território nacional, o banco também se destaca por estar fortemente presente com representação no campo de bancos digitais, através do Next.
Outro ponto, é que a marca também é dona do Digio e do Bitz, o primeiro, uma opção de banco digital fundada em parceria com o Banco do Brasil e o Bitz se coloca como sendo uma carteira digital.
Assim, o banco atua em diversos tipos de operações, embora a parte mais relevante do seu resultado esteja relacionada com a concessão de crédito. Contudo, o banco atua realizando gestão de recursos, seguros, fundos de pensão, leasing, cartões de crédito e capitalização. Mas afinal, como investir na empresa com foco nos dividendos?
Investindo Bradesco com foco em dividendos
Para quem quer investir nas ações do Bradesco, pode optar tanto por (BBDC3) quanto por (BBDC4), ou até mesmo possuir ambas na carteira. Contudo, é importante destacar as diferenças relacionadas aos tickers em questão. Nesse caso, o Ttcker da ação ordinária (BBDC3), dá ao investidor o direito ao voto nas assembleias do Banco.
Outra diferença positiva para o lado da ação ordinária é a Tag Along, esse mecanismo possibilita ao acionista minoritário a possibilidade de receber o mesmo valor por ação em caso de venda da companhia pelo controlador. Contudo, para quem detém a (BBDC4) esse percentual é de apenas 80%.
A grande vantagem em se investir em (BBDC4), ação preferencial do banco, é como sua própria classificação deixa claro, receber os dividendos do Bradesco de forma preferencial, e não é apenas isso. Aqueles que detém o ticker (BBDC4) recebem cerca de 10% a mais nos dividendos da companhia.
BBDC4 é interessante para uma carteira com foco em proventos?
Bom, é claro que o Bradesco é uma das possibilidades de empresas boa pagadora de dividendos, podemos dizer que o ativo possui certa estabilidade quando se refere a dividendos. Em outras palavras, com exceção da pandemia, os proventos do Bradesco costumam ter regularidade.
Você também pode gostar de: Taesa (TAEE11) paga bons dividendos mensais?
Seu dividend yield atual está um pouco abaixo dos 4%, muito próximo da média de empresas que compõem o Ibovespa. A transformação digital é de fato um ponto forte na companhia e o seu maior risco é uma variação positiva na PDD (provisão de devedores duvidosos) dado que a carteira de crédito tem uma participação muito relevante no resultado.
A XP Investimentos se manteve neutra sobre a ação BBDC4 em sua Carteira Top Dividendos XP, mas ressalta o fluxo de dividendos da empresa até o final de 2022.
“No mês de outubro, as ações do Bradesco (BBDC4) caíram -3,0%. Embora tenhamos uma visão relativamente conservadora para a ação (recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 22,0/ação para o final de 2022), acreditamos que as operações do banco estejam preparadas para enfrentar os desafios macroeconômicos no curto prazo sem impactos significativos em seus resultados, sustentando o seu fluxo robusto de distribuição de dividendos (yield maior que 7% para 2022).”
Como comprar a ação BBDC4?
As ações do Banco são negociadas na B3, sendo, inclusive, uma das mais negociadas da bolsa. Para comprar o ativo é preciso ter um cadastro em alguma corretora ou banco de investimento autorizado a operar na bolsa de valores (B3).
Após o registro e com perfil de investidor atualizado, é necessário realizar uma transferência de recursos para instituição e negociar o ativo através de um home broker, importante buscar auxílio de um assessor de investimentos ou gerente, caso permaneçam dúvidas de como proceder.
Com isso, já é possível investir no banco, sobretudo aqueles cuja estratégia está focada nos dividendos do Bradesco.
Bradesco pode ser uma boa opção?
É importante, antes de se fazer qualquer investimento, avaliar o seu perfil de risco e entender se está alinhado com seus objetivos. Contudo, realizada a análise e pensando em uma carteira voltada para distribuição de proventos, o Banco se mostra de fato uma alternativa bastante interessante.
Dado que os dividendos do Bradesco, possuem constância e estão próximos da média de empresas boas pagadoras. Além disso, como já foi mencionado ao longo do texto, a empresa parece estar atenta aos movimentos de mercado e buscando com isso sua transformação digital no intuito de fazer frente às ameaças que se apresentam ao setor.
Quer saber mais sobre investimentos? Através do formulário abaixo, um especialista da iHUB Investimentos, nossa empresa parceira, pode esclarecer dúvidas e ajudar a montar um portfólio que esteja de acordo com o seu perfil investidor.