Como funciona uma corretora de investimentos?
Empresas são especializadas em mediar a compra e venda de ativos
Você já sabe como funciona uma corretora de investimentos? Talvez você nunca tenha investido seu dinheiro ou já começou esta jornada com um banco. De qualquer forma, você precisa conhecer as funções de uma corretora.
Em primeiro lugar, é importante saber que as corretoras têm como função principal mediar a compra e venda de ativos. Por sua vez, ativos são títulos públicos e ações, negociados em uma bolsa de valores. Nestes casos, é preciso contratar uma empresa para fazer estas operações.
Em segundo lugar, você precisa conhecer como funciona uma corretora de investimentos, além das “funções básicas”. Esse tipo de empresa não serve somente como um CNPJ para viabilizar uma compra.
Uma corretora dispõe de pessoas que te ajudam a decidir o que é melhor para o seu dinheiro. Assim, você não precisa comprar ações e títulos sem critério.
Esse tipo de ajuda pode fazer a diferença na hora de colher os frutos da decisão de começar a investir. Desta forma, com estas dicas, você pode sempre estar à frente no mercado de investidores.
Operações em bancos são diferentes de como funciona uma corretora?
Os bancos “tradicionais” também oferecem investimentos. Mas, afinal, é a mesma coisa ou não? Esta é uma dúvida comum.
O processo de cadastro e operação é o mesmo. Contudo, o que muda de uma para a outra é que as corretoras possuem taxas mais baixas. Além disso, as opções para investir acabam sendo mais diversas.
Para você entender na prática, as corretoras de investimentos têm uma grande quantidade e diversidade de tipos de investimentos. Na XP Investimentos, por exemplo, você tem acesso a mais de 450 fundos diferentes e é possível aplicar em mais de 30 bancos distintos, por meio de uma conta só.
Esse conceito é conhecido como “Shopping de investimentos” ou ainda “Arquitetura aberta”. É como ter ao seu dispor um grande outlet.
Em geral, para ter maior retorno, especialistas recomendam uma corretora. Primeiro porque os bancos possuem mais tipos de taxas e elas costumam ser mais caras. Porém, à primeira vista pode parecer “mais fácil” ou mais cômodo ficar em um banco.
Isso porque, se você é aquele cliente tradicional que nunca tirou seu dinheiro do lugar, pode tender a buscar essa “constância”. Entretanto, hoje em dia essa comodidade é mais um comodismo. Funções como o Pix acabam tornando essa mudança mais fácil e prática.
Que investimentos uma corretora oferece?
A lista de opções para investir com uma corretora é enorme. Na verdade, pode parecer uma sopa de letrinhas. Mas, você não precisa se preocupar com isso agora.
Ao abrir uma conta em uma corretora de investimentos, em geral, você pode optar por um atendimento personalizado. Desta forma, com base em seu perfil de investidor, você receberá dicas de como aplicar seu dinheiro.
Estas dicas consideram seus objetivos, seus ganhos e o mercado, de modo geral, entre outros critérios. Portanto, você estará em um espaço seguro para escolher dentre as melhores opções.
Entretanto, caso queira conhecer algumas das opções, listamos as principais para você:
– CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e renda fixa;
– Ações da Bolsa de Valores;
– LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
– LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
– Debêntures (empréstimo a grandes empresas).
Se você quer conhecer os detalhes sobre algumas das opções que vão de ajudar a tirar o dinheiro da poupança, confira este artigo.
E se você quer saber mais detalhes de como funciona uma corretora de investimentos na prática, conte com nossa ajuda profissional e entre em contato pelo formulário abaixo: