Por iHUB 24 de fevereiro 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Mercado ainda não possui regulação no Brasil, mas ativos virtuais são cada vez mais populares no país

Investir em Bitcoin é seguro? Afinal, quais são os riscos de investir em Bitcoin? Se você quer investir nessa criptomoeda, deve conhecer todos os pontos relacionados à segurança.

Em primeiro lugar, você deve saber como funciona o sistema do Bitcoin. Depois, deve conhecer um pouco sobre o mercado de criptomoedas. Assim, você terá uma noção maior dos riscos deste tipo de investimento.

Se você deseja saber mais sobre criptomoedas, confira o e-book exclusivo em nossa área logada que vai te ajudar a entender como funcionam. O cadastro é gratuito clicando aqui.

O que é um Bitcoin?

O Bitcoin foi a primeira moeda virtual do mundo, ou seja, ela não existe fisicamente, apenas no ambiente virtual. Além disso, mas não menos importante, ela é uma moeda descentralizada, ou seja, não existem bancos ou governos que atuam como intermediários.

Outra informação fundamental sobre o Bitcoin que você precisa saber é que existe uma quantidade limitada dessa moeda. A tecnologia desenvolvida só permite que sejam emitidos (virtualmente) 21 milhões de bitcoins.

Sistema do Bitcoin: é seguro?

Em suma, o sistema do Bitcoin, chamado Blockchain, funciona como uma rede de registros. Na prática, essa rede possibilita transações que são feitas de forma autônoma e descentralizada.

Assim, essa cadeia registra todas as transações que acontecem no mundo todo. Mas calma, todos estes dados são criptografados. Então, apesar de o sistema ser aberto a todos os usuários, as informações são protegidas por um código.

Desta maneira, cada “bloco” tem uma assinatura diferente, ou seja, um código. Com isso, o sistema consegue ser seguro e ao mesmo tempo transparente. Os especialistas falam que é quase impossível violar o Blockchain.

Se alguém fosse invadir esse sistema, teria que ter um computador mais potente do que todos os que estão conectados. Como são muitos, alcançar essa potência é uma missão bem difícil. Desta forma, é possível dizer que o sistema do Bitcoin é seguro, sim.

E o mercado de Bitcoin, é seguro?

Agora que falamos sobre a parte “técnica” que guarda as informações do Bitcoin, é hora de partir para o que interessa: o mercado. Antes de mais nada, é preciso entender que todo investimento tem riscos.

Portanto, esse ativo também está suscetível a variáveis externas que podem afetar o retorno.

As criptomoedas são investimentos de renda variável. Assim, da mesma forma que você corre riscos ao investir em ações, por exemplo, você também assume o risco do investimento com as Bitcoins.

Como em outros investimentos, as transações de criptomoedas são feitas através de corretoras. Por se tratar de um mercado que não possui regulamentação no Brasil, ter uma corretora intermediando é fundamental para conter alguns riscos.

Além de serem instituições próprias para possibilitar e facilitar as transações no mercado financeiro, já temos corretoras especializadas em negociar criptos, o que traz mais confiança para o investidor nessa nova modalidade de investimento.

É comum, por exemplo, a cotação se desvalorizar muito em pouco tempo, e o contrário também. Então, é bom ter muito cuidado e investir apenas após muita pesquisa ou orientação e ter em mente que não se deve colocar um dinheiro que você possa precisar no curto prazo.

Outro risco de possuir Bitcoin na carteira é a exposição a ataques virtuais. Entretanto, qualquer investimento está sujeito a esse tipo de problema, pois se a sua carteira é online, uma pessoa mal-intencionada pode roubar sua senha por meio de um malware.

Uma dica para quem quer aumentar a segurança na hora de investir em Bitcoin é optar pelos ETFs. Na prática, são fundos de investimentos negociados na Bolsa de Valores. Com isso, os gestores do fundo têm todo o trabalho de acompanhar as movimentações e investir.

Devo investir em Bitcoins?

Mas afinal, você deve ou não investir em Bitcoins? Se você possui um perfil que está propenso a assumir riscos, o Bitcoin pode ser mais uma opção dentre tantos outros tipos investimentos, mas, caso este não seja o seu perfil você deve evitar devido a alta volatilidade que ele apresenta.

Por isso, a melhor forma de saber se esse investimento é para você, ou não, é conhecendo o seu perfil.

Leia mais: Conheça o seu perfil investidor aqui

Além disso, mesmo que você opte por investir em Bitcoins, não se esqueça: diversifique sua carteira. Desta forma, você garante rendimentos de várias fontes!

“A iHUB Lounge é um portal de conteúdo de investimentos e finanças. Os conteúdos aqui publicados são de cunho didático e informativo, elaborados com total imparcialidade e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos. Toda decisão de investimento deve ser avaliada pelo próprio investidor, que deve estar ciente dos riscos envolvidos de perda de patrimônio”.

Caso você tenha alguma dúvida sobre criptomoedas, preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas no assunto.