Tesouro IPCA e Prefixado: como funcionam esses títulos públicos?
Veja o que são Tesouro IPCA e Prefixado e como você pode ganhar dinheiro fazendo o investimento
Para que você entenda como atuam os Tesouro IPCA e Prefixados, em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Tesouro Prefixado é um título que você sabe exatamente, no momento em que o adquire, o quanto vai ganhar no final do prazo.
Por exemplo, se você investe R$100,00 em um título a uma taxa de 10% a.a, depois de 12 meses você já sabe que vai ter R$110,00.
Contudo, apesar de parecer um título muito seguro em um primeiro momento, o Tesouro Prefixado é para quem deseja arriscar um pouco mais, e possui a expectativa de que os juros vão cair ao longo deste prazo do título.
Caso você adquira um título pré-fixado que rende 6,5% e a inflação tenha um crescimento no período para 7%, acaba perdendo dinheiro porque os rendimentos seriam inferiores à inflação, por isso ele apresenta risco, por exemplo.
E o Tesouro IPCA?
Neste caso, o Tesouro IPCA é indexado à inflação, isso faz com que os seus rendimentos sempre paguem um prêmio acima da inflação.
Caso você ainda não saiba o que é o IPCA, ele é a taxa referencial da inflação no Brasil.
Você também pode conferir um pouco mais sobre os Tesouros IPCA e Prefixado em nosso canal do Youtube.
Veja a escala de risco dos Tesouros Prefixado, Selic e IPCA
Já o Tesouro Selic é o mais conservador entre os títulos do Tesouro Direto, o Tesouro IPCA sempre vai ter um rendimento positivo caso você o carregue até o vencimento, e o Tesouro prefixado é o mais arriscado conforme mencionamos acima.
Caso você tenha interesse em ter acesso aos relatórios para saber quais são as melhores opções de Tesouro Selic, Tesouros IPCA e Prefixado, faça o seu cadastro gratuito em nossa área VIP.
Quais são os impostos sobre os rendimentos?
Com relação à tributação, eles seguem a mesma regra do Tesouro Selic. Veja, abaixo:
- Caso você tenha aplicado hoje e resgatou em até 180 dias, você vai pagar 22,5% sobre o lucro.
- Entre 181 dias e 360 dias, já cai para 20% sobre o lucro.
- Entre 361 dias e 720 dias você paga 17% sobre o lucro.
- Acima de 720 dias você paga só os 15% sobre o lucro e não cai mais.
Leia também: Como funciona o Tesouro Selic?
Quer saber mais sobre os Tesouros IPCA e Prefixado? Preencha o formulário abaixo, e um dos nossos assessores de investimentos vai entrar em contato com você!