Por iHUB 01 de dezembro 2021
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Investimentos em empresas comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade e governança

Você sabe o que são fundos ESG e como investir neles? O assunto está cada vez mais em alta e bons investidores devem estar por dentro do tema.

ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance, ou seja, ambiental, social e governança, em português. Mas, afinal, o que tudo isso significa?

Ser uma empresa comprometida com os princípios ESG significa atuar de acordo com estes três pontos.

Assim, investir em fundos ESG é o mesmo que investir em empresas que trazem soluções voltadas às questões ligadas ao meio ambiente, à sociedade e à governança.

Na prática, questões ambientais são ligadas à redução da geração de resíduos, poluição e pegada de carbono. Por sua vez, as questões sociais estão ligadas ao bem-estar dos funcionários, à saúde e à segurança.

ESG significa Environmental, Social and Governance, em português: ambiental, social e governança,

Por fim, a governança trata das políticas da empresa. Por exemplo, formas de evitar corrupção, busca por diversidade e remuneração justa fazem parte de uma boa governança.

Está gostando de saber sobre os fundos ESG? Se inscreva em nossa área VIP e tenha acesso a outros materiais gratuitos como este.

Como funcionam os fundos ESG?

Um fundo ESG é uma seleção de empresas que atuam com base nestes princípios. Desta maneira, o gestor deste fundo faz as escolhas após uma análise completa do perfil de cada companhia.

Se você pensa que os fundos ESG não são um bom negócio, saiba que em 2020 foram captados cerca de R$2,5 bilhões somente para esta categoria. Além disso, considerando o rendimento, o número foi para R$6,8 bilhões.

De acordo com um levantamento feito pela Morningstar a pedido do portal Capital Reset, pouco mais da metade do valor de captação veio de novos produtos. Assim, é possível dizer que este mercado é promissor.

Leia também: 5 dicas para investir em fundos de ações

Por que investir em fundos ESG?

Em geral, investir em fundos ESG vai além da busca por rentabilidade. Quem opta por este tipo de investimento leva em consideração o compromisso das empresas com o futuro e com as próximas gerações.

Desta forma, além de obter um retorno, ao investir em fundos ESG você também apoia projetos que vão garantir um mundo melhor. Além disso, você pode se sentir parte desta mudança.

Outro ponto é que muitas das empresas que integram os fundos ESG já estão consolidadas no mercado. Isso pode significar menos risco e maior retorno, dependendo do caso.

Tem riscos?

Por fim, os riscos acabam sendo menores quando se investe neste tipo de fundo. Como as empresas fazem compromissos, acabam sendo rigorosas ao seguir os princípios ESG.

Porém, não é porque os riscos são menores que eles não existem. Para saber quais são, é preciso entrar em contato com uma corretora de investimentos e conhecer todos os detalhes do fundo ESG no qual você tem interesse.

É importante lembrar que a diferença entre os fundos ESG e os demais é que as empresas têm princípios voltados para a sustentabilidade. Entretanto, as demais características são parecidas.

Então, você pode buscar o melhor fundo com base em critérios que você já utiliza para investir em outros tipos de empresas. Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse tipo de fundo, entre em contato conosco e veja qual é a melhor opção para você!