Tesouro Direto: o que é e como investir

Tempo de leitura

2 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Investimento no tesouro direto consiste em um programa do governo federal para a venda de títulos públicos a pessoas físicas

Se você está aqui, buscando detalhes sobre o Tesouro Direto, isso é um bom sinal. Você descobriu que o dinheiro parado na poupança é um péssimo negócio e quer investir com segurança.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer melhor esse tipo de investimento. Ele é um programa do governo federal para a venda de títulos públicos a pessoas físicas. Isso significa que, sem sair de casa, é possível emprestar dinheiro para o governo e receber juros.

Além disso, o Tesouro Direto possui baixo custo e é ideal para quem quer começar. Isso porque é possível investir a partir de R$ 100, caso você não tenha muito dinheiro no momento.

O Tesouro Selic também é uma opção de renda fixa. Entenda mais sobre esse investimento clicando aqui: “Como funciona o Tesouro Selic?”

Títulos do Tesouro Direto

Por mais que seja um investimento mais simples, existem diversas opções. Então, você pode escolher a melhor para você, de acordo com seus objetivos.

Quer receber um ebook exclusivo sobre os títulos do Tesouro Direto? Faça o seu cadastro em nossa plataforma clicando aqui e tenha esse conteúdo gratuitamente.

Tesouro Pré-fixado

Como o próprio nome diz, é possível ver a rentabilidade do Tesouro Direto no momento da compra. Assim, a taxa não vai ter nenhum tipo de variação.

Entretanto, você pode optar pelo Tesouro Direto Pré-fixado com juros semestrais. Neste caso, a taxa também não varia, mas você pode receber o rendimento por semestre. A opção é boa para quando a taxa de juros já está alta, por exemplo.

Tesouro IPCA

Outra opção é o Tesouro Direto IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo), atrelado à inflação. Neste caso, você também pode optar por juros semestrais. Portanto, essa pode ser uma boa alternativa para quem busca receber uma renda periódica.

Tesouro Direto Selic

Por fim, você pode optar pelo Tesouro Direto ligado à Taxa Selic. Apesar de o valor exato ser conhecido somente na hora do resgate, você pode acompanhar o índice e ter uma ideia de quanto receberá.

Por que investir no Tesouro Direto?

Se ainda está em dúvida sobre investir ou não nesse tipo de investimento, separamos algumas das vantagens deste tipo de investimento. Assim, você poderá tomar a decisão sabendo se esta é ou não a melhor opção para o seu perfil.

Primeiramente, o Tesouro Direto é voltado a quem não quer deixar o dinheiro parado no banco, mas não dispõe de muito para investir. Com R$ 100, já é possível começar. Outra vantagem é que as aplicações são 100% garantidas pelo Tesouro Nacional. 

Também é possível resgatar o título a qualquer momento. Assim, se você tem medo de precisar do dinheiro em breve, pode contar com essa opção de resgate e ter o valor nas mãos quando quiser.

Por fim, outro destaque é que ele pode render mais que o dobro da poupança. Assim, você pode desconstruir a visão que tinha de que esse tipo de investimento tem baixo retorno.

Porém, vale ressaltar que para alguns títulos há a possibilidade de prejuízo caso ele seja resgatado antes do vencimento e esse é um risco alto. Desta forma, é preciso ter cuidado e, quando preciso, buscar orientação.

A forma mais prática de começar a investir nessa opção é por meio de uma corretora de valores. Fale com nossa equipe e comece sua jornada, preencha o formulário abaixo: